terça-feira, 18 de agosto de 2015

Meritocracia e jeitinho brasileiro

Nosso país diferente de outros país bem mais desenvolvidos em todos os termos principalmente em cultura tendem a serem menos honestos e mais corruptos,certo?errado.O fato do brasileiro usar o seu jeitinho tão famoso,na minha humilde opinião vem de berço,desde criança convivemos com o mais baixo calão de pilantragem,e isso vai evoluindo dentro de nós até virarmos adultos e fazermos as mesmas coisas erradas que aprendemos na infância á juventude.Apesar de ter começado o texto desta forma,só quis dar uma pequena pincelada na onde realmente quero chegar,existem muitas pessoas honestas,que batalham calorosamente todos os dias por uma palavra chamada meritocracia,que esta virando moda no momento,todo mundo fala de meritocracia agora,mesmo sendo quase uma utopia por aqui.Hoje pra se conquistar uma elevação profissional ou pessoal,porque meritocracia pode ser aplicada também no nosso cotidiano,se esforçar pra merecer e conseguir algo que almejamos seja profissional ou pessoal,ou seja lá aonde for,mas tudo gira em torno de interesses dos outros,que pra crescermos temos que massagear muitas bolas,de chefe,de alguém que queremos respeito pra chegar em algum patamar desejado,vou focar um pouco na parte profissional do raciocínio pra ficar mais claro aonde quero chegar.Quando estudamos e nos empenhamos pra se qualificar em uma área profissional,tudo que desejamos é pegar o diploma,conseguir um estágio e se firmar em uma empresa,crescer e se realizar profissionalmente,mas isso é muito difícil de acontecer,pois quando pegamos o diploma terá pessoas com mais experiência do que nós no mercado de trabalho,pessoalmente passei por algo deste tipo,me formei,até consegui um estágio em uma empresa relativamente boa,já estava confiante por crescer ali e ter minha realização,e o que aconteceu que quando terminou meu estágio fui dispensado,para dar lugar á um senhor que estava á 12 anos afastado de seu cargo nesta empresa,que retornara pois a justiça determinou que voltasse a trabalhar normalmente,isso me deixou muito estarrecido,pois eu havia trabalhado duro,com empenho e suor,posso não ter sido o funcionário que toda empresa sonhou,mas eu dava muito duro pra todo santo dia ter a esperança que fosse chamado na sala do supervisor pra ser efetivado,deu tudo errado.Meritocracia na minha opinião não existe aqui neste país pra maioria,existe se você foi idiota o suficiente pra puxar tanto o saco do seu chefe que ele teve dó e te promoveu,por esforço e dedicação acho bem mais difícil ser reconhecido,isso em geral,já ouvi casos parecidos,ou piores.Pra você recém formado que nem eu,terá que engolir muitos sapos,ser capacho,e por sorte chegar lá,já vi pessoas sendo promovidas pelo simples fato de serem amigos de parente do chefe,ou ter algum grau de parentesco ou afinidade,é eu sei que isso não deveria acontecer,mas é exatamente o que acontece,já ouvi argumentos nas redes sociais que falam: “ahh se esforça mais”,amigo(a) se fosse por falta de esforço não estaria aqui escrevendo isso,pode acreditar.As coisas só acontecem se você tiver alguém pra te ajudar,sozinho como um lobo você não vai a lugar algum,e isso que é bem difícil em nosso país,ajuda gera favores,favores geram interesse mútuo,isso pode ser até inofensivo pra algumas pessoas,mas em muitos casos,quem se fode é quem precisa muito do retorno do favor.Não esperem nada de ninguém,melhor coisa que posso citar é apenas,fazer seu trabalho o melhor que pode,contar com sorte e ver o que acontece,mesmo eu não estando muito otimista expondo isso no texto,na verdade por aí vemos muitos bons cargos que poderiam ser ocupados por bons jovens profissionais,por pessoas que lutam muito pra terem apenas uma oportunidade,apenas uma,mas que na real um babaca irresponsável e medíocre esta ocupando aquele lugar,que nem mesmo da valor pelo cargo,essa é a realidade,quem nunca teve um chefe que você pensou: “como esse animal chegou até onde chegou?!como esta pessoa sem preparo e sem estudo chegou aonde chegou?!como uma pessoa desprezível pode chegar a um cargo tão elevado sendo incompetente?!”,eu vos digo que não sei,mas por mérito não foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário